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quinta-feira, 1 de novembro de 2007

1. IMPORTÂNCIA DAS NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

1. IMPORTÂNCIA DAS NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

Se existem os Serviços Profissionais
de Socorro, como SAMU e Resgate,
por que é importante saber fazer algo
pela vítima de um acidente de
trânsito?

Dirigir faz parte da sua vida. Mas cada vez que você
entra num veículo surgem riscos de acidentes, riscos à
sua vida e à de outras pessoas. São muitos os acidentes
de trânsito que acontecem todos os dias. Deixando
milhares de vítimas, pessoas feridas, às vezes com lesões
irreversíveis, muitas mortes.

Cada vez se investe mais na prevenção e no
atendimento às vítimas. Mas, por mais que se aparelhem
hospitais e pronto-socorros, ou se criem os Serviços de
Resgate e SAMUs – Serviços de Atendimento Móvel de
Urgência – sempre vai haver um tempo até a chegada do
atendimento profissional. E, nesses minutos, muita coisa
pode acontecer. Nesse tempo, as únicas pessoas
presentes são as que foram envolvidas no acidente e as
que passam pelo local.

O que eu devo fazer primeiro? E depois?

É claro que cada acidente é diferente do outro. E, por
isso, só se pode falar na melhor forma de socorro, quando
se sabe quais as suas características.

Um veículo que está se incendiando, um local
perigoso (uma curva, por exemplo), vítimas presas nas
ferragens, a presença de cargas tóxicas etc, tudo isso
interfere na forma do socorro.

Suas ações também vão ser diferentes caso haja
outras pessoas iniciando os socorros, ou mesmo se você
estiver ferido.

Mas a seqüência das ações a serem
realizadas vai sempre ser a mesma:

1) manter a calma;
2) garantir a segurança;
3) pedir socorro;
4) controlar a situação;
5) verificar a situação das vítimas;
6) realizar algumas ações com as vítimas.

Primeiros Socorros são as primeiras providências
tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e
temporário, até a chegada de um socorro profissional.

Quais são essas providências?

• Uma rápida avaliação da vítima;
• Aliviar as condições que ameacem a vida ou que
possam agravar o quadro da vítima, com a utilização de
técnicas simples;
• Acionar corretamente um serviço de emergência local.
Simples, não é?

As técnicas de Primeiros Socorros têm sido divulgadas para toda a sociedade, em todas as partes do mundo. E agora, uma parte delas vai estar disponível para
você, aqui nesta cartilha. Leve-as a sério, elas podem salvar vidas. E, não há nada no mundo, que valha mais que isso.

Nessa hora duas coisas são importantes nessas pessoas:

1) o espírito de solidariedade;
2) informações básicas sobre o que fazer e o que não
fazer nas situações de acidente.

São conceitos e técnicas fáceis de aprender e, unidos
à vontade e à decisão de ajudar, podem impedir que um
acidente tenha maiores conseqüências, aumentando
bastante as chances de uma melhor recuperação das
vítimas.

Cada uma dessas ações vai ser detalhada nos próximos
capítulos.

O importante agora é fixar, ter sempre em mente a
seqüência delas.

E também saber que uma ação pode ser iniciada sem
que outra tenha sido terminada. Você pode, por exemplo,
começar a garantir a segurança, sinalizando o local,
parar para pedir socorro e voltar depois a completar a
segurança do local.

Com calma e bom senso, os primeiros socorros podem
evitar que as conseqüências do acidente sejam
ampliadas.

Como Manter a Calma e Controlar a Situação? Como Pedir Socorro?

Vamos manter a Calma?

Você já viu que manter a Calma é a primeira atitude
que você deve tomar no caso de um acidente.

Só que cada pessoa reage de forma diferente, e é
claro que é muito difícil ter atitudes racionais e coerentes
na situação: o susto, as perdas materiais, a raiva pelo
ocorrido, o pânico no caso de vítimas, etc. Tudo colabora
para que as nossas reações sejam intempestivas, malpensadas.

Mas tenha cuidado, pois ações desesperadas
normalmente acabam agravando a situação.

Por isso, é fundamental que, antes de agir, você
recobre rapidamente a sua lucidez, reorganize seus
pensamentos e se mantenha calmo.

Mas, como é que se faz para ficar calmo após um
acidente?

Num intervalo de segundos a poucos minutos, é
fundamental que você siga o seguinte roteiro:

1) Pare e pense! Não faça nada por instinto ou por
impulso;
2) Respire profundamente, algumas vezes;
3) Veja se você sofreu ferimentos;
4) Avalie a gravidade geral do acidente;
5) Conforte os ocupantes do seu veículo;
6) Mantenha a calma. Você precisa dela para
controlar a situação e agir.

E COMO CONTROLAR A SITUAÇÃO?

Alguém já tomou a iniciativa e está à frente das ações?

Ótimo! Ofereça-se para ajudar, solidariedade nunca é
demais.

Se ninguém ainda tomou a frente, verifique se entre as
pessoas presentes há algum médico, bombeiro, policial,
ou qualquer profissional acostumado a lidar com este tipo
de emergência.

Se não houver ninguém mais capacitado, assuma o
controle e comece as ações. Com calma você vai
identificar o que é preciso fazer primeiro, mas tenha
sempre em sua cabeça que:

• A ação inicial define todo o desenvolvimento do
atendimento;
• Você precisa identificar os riscos para definir as
ações;
Nem todo mundo está preparado para assumir a
liderança após um acidente. Este pode ser o seu caso,
mas numa emergência, você poderá ter que tomar a
frente. Siga as recomendações adiante, para que todos
trabalhem de forma organizada e eficiente, diminuindo o
impacto do acidente:

• Mostre decisão e firmeza nas suas ações;
• Peça ajuda aos outros envolvidos no acidente e aos que estiverem próximos;
• Distribua tarefas às pessoas, ou
• Forme equipes para executar as tarefas;
• Não perca tempo discutindo;
• Passe as tarefas mais simples, nos locais mais
afastados do acidente, às pessoas que estejam mais
desequilibradas ou contestadoras;
• Trabalhe muito, não fique só dando ordens;
• Motive todos, elogiando e agradecendo cada ação
realizada.

COMO ACIONAR O SOCORRO?

Quanto mais cedo chegar um socorro profissional,
melhor para as vítimas de um acidente. Solicite um, o
mais rápido possível.

Hoje, em grande parte do Brasil, nós podemos contar
com serviços de atendimento às emergências.

O chamado Resgate, ligado aos Corpos de Bombeiros,
os SAMUs, os atendimentos das próprias rodovias ou
outros tipos de socorro, recebem chamados por telefone,
fazem uma triagem prévia e enviam equipes treinadas em
ambulâncias equipadas. No próprio local, após uma
primeira avaliação, os feridos são atendidos
emergencialmente para, em seguida, serem transferidos
aos hospitais.

São serviços gratuitos, que têm, em muitos casos,
números de telefone padronizados em todo o Brasil. Use
o seu celular, o de outra pessoa, os telefones dos
acostamentos das rodovias, os telefones públicos ou
peça para alguém que esteja passando pelo local que vá
até um telefone ou um posto rodoviário e acione
rapidamente o Socorro .

A seguir estão listados os telefones de emergência mais
comuns.


Resgate do Corpo de Bombeiros
193
• Vítimas presas nas ferragens.
• Qualquer perigo identificado como fogo, fumaça, faíscas,
vazamento de substâncias, gases, líquidos, combustíveis, ou
ainda locais instáveis como ribanceiras, muros caídos, valas etc.
Em algumas regiões do país o Resgate-193 é utilizado para todo
tipo de emergência relacionada à saúde. Em outras, é utilizado
prioritariamente para qualquer emergência em via pública.
O Resgate pode acionar outros serviços quando existirem e se
houver esta necessidade.
Procure saber se existe e como funciona o Resgate em sua
região.

SAMU
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
192
• Qualquer tipo de acidente.
• Mal súbito em via pública ou rodovia.
O SAMU foi idealizado para atender qualquer tipo de emergência
relacionada à saúde, incluindo acidentes de trânsito. Pode ser
acionado também para socorrer pessoas que passam mal dentro
dos veículos. O SAMU pode acionar o serviço de Resgate ou outros,
se houver esta necessidade.
Procure saber se existe e como funciona o SAMU em sua região.

Polícia Militar
190
• Acione sempre que ocorrer uma emergência em locais sem
serviços próprios de socorro.
Acidentes nas localidades que não possuem um sistema de
emergência poderão contar com o apoio da Polícia Militar local.
Estes profissionais, ainda que sem os equipamentos e materiais
necessários para o atendimento e transporte de uma vítima, são as
únicas opções nesses casos.

Rodovias:
Polícia Rodoviária Federal ou Estadual Serviço de Atendimento ao Usuário-SAU
Serviços Rodoviários Federais ou Estaduais
Serviços dos Municípios mais próximos
Telefones variáveis

• Acione sempre que ocorrer qualquer emergência nas rodovias.
Todas as rodovias devem divulgar o número do telefone a ser
chamado em caso de emergência. Pode ser da Polícia Rodoviária
Federal, Estadual, do serviço de uma concessionária ou serviço
público próprio. Estes serviços não possuem um número único de
telefone, variando de uma rodovia a outra.

Muitas rodovias dispõem de telefones de emergência nos
acostamentos, geralmente (mas nem sempre) dispostos a cada
quilômetro. Nestes telefones é só retirar o fone do gancho, aguardar
o atendimento e passar as informações solicitadas pelo atendente.
O Serviço de Atendimento ao Usuário-SAU é obrigatório nas
rodovias administradas por concessionárias. Executa
procedimentos de resgate, lida com riscos potenciais e realiza
atendimento às vítimas. Seus telefones geralmente iniciam com 0800.

Mantenha sempre atualizado o número dos telefones das rodovias
que você utiliza. Anote o número da emergência logo que entrar na
estrada. Regrinha eficiente para quem utiliza celular é deixar
registrado no seu aparelho, e pronto para ser usado, o número da
emergência.

Não confie na sua memória.

Procure saber como acionar o atendimento nas rodovias que você
utiliza.

Outros recursos existentes na comunidade

Algumas localidades ou regiões possuem serviços distintos dos
citados acima. Muitas vezes estes não têm a responsabilidade de
dar o atendimento, mas o fazem. Podem ser ambulâncias de
hospitais, de serviços privados, de empresas, grupos particulares, ou
ainda voluntários que, acionadas por telefones específicos, podem
ser os únicos recursos disponíveis.

Se você circula habitualmente por áreas que não contam com
nenhum serviço de socorro, procure saber ou pensar
antecipadamente como conseguir auxílio caso venha a sofrer um
acidente.

Além destes números listados anteriormente, você
tem um espaço na última página desta cartilha, para
anotar todos os telefones que podem ser importantes
para você numa emergência. Anote já, nunca se sabe
quando eles vão ser necessários.

VOCÊ PODE MELHORAR O SOCORRO, PELO TELEFONE

Mesmo com toda a urgência de atender ao acidente,
os atendentes do chamado de socorro vão fazer algumas
perguntas para você. São perguntas para orientar a
equipe, informações que vão ajudar a prestar um socorro
mais adequado e eficiente. Dentro do possível, ao chamar
o socorro, tenha as respostas para as perguntas:

• Tipo do acidente (carro, motocicleta, colisão,
atropelamento, etc.);
• Gravidade aparente do acidente;
• Nome da rua e número próximo;
• Número aproximado de vítimas envolvidas;
• Pessoas presas nas ferragens;
• Vazamento de combustível ou produtos químicos;
• Ônibus ou caminhões envolvidos.

A sinalização do local e a segurança

Como Sinalizar?

Como garantir a segurança de todos?

Você já viu que as diversas ações num acidente de trânsito podem ser feitas por mais de uma pessoa, ao mesmo tempo. Enquanto uma pessoa telefona, outra
sinaliza o local e assim por diante. Assim, ganha-se
tempo para o atendimento, fazer a sinalização e garantir
a segurança no local.

A importância de Sinalizar o local

Os acidentes acontecem nas ruas e estradas,
impedindo ou dificultando a passagem normal dos outros
veículos. Por isso, esteja certo de que situações de perigo
vão ocorrer (novos acidentes ou atropelamentos), se
você demorar muito ou não sinalizar o local de forma
adequada. Algumas regras são fundamentais para você
fazer a sinalização do acidente:

Inicie a sinalização em um ponto em que os
motoristas ainda não possam ver o acidente

Não adianta ver o acidente quando já não há tempo
suficiente para parar ou diminuir a velocidade. No caso
de vias de fluxo rápido, com veículos ou obstáculos na
pista, é preciso alertar os motoristas antes que eles
percebam o acidente. Assim, vai dar tempo para reduzir a
velocidade, concentrar a atenção e desviar. Então não se
esqueça que a sinalização deve começar antes do local
do acidente ser visível.

Nem é preciso dizer que a sinalização deverá ser feita
antes da visualização nos dois sentidos (ida e volta) nos
casos em que o acidente interferir no tráfego das duas
mãos de direção.

Demarque todo o desvio do tráfego até o acidente

Não é só a sinalização que deve se iniciar bem antes
do acidente. É necessário que todo o trecho, do início da
sinalização até o acidente, seja demarcado, indicando
quando houver desvio de direção. Se isso não puder ser
feito de forma completa, faça o melhor que puder,
aguardando as equipes de socorro, que deverão
completar a sinalização e os desvios.

Mantenha o tráfego fluindo

Outro objetivo importante na sinalização é manter a
fluidez do tráfego, isto é, apesar do afunilamento
provocado pelo acidente, deve sempre ser mantida uma
via segura para os veículos passarem.

Faça isso por duas razões: se ocorrer uma parada no
tráfego, o congestionamento, ao surgir repentinamente,
pode provocar novas colisões. Além disso, não se
esqueça que, com o trânsito parado, as viaturas de
socorro vão demorar mais a chegar.

Para manter o tráfego fluindo, tome as seguintes providências:
• Mantenha, dentro do possível, as vias livres para o
tráfego fluir;
• Coloque pessoas ao longo do trecho sinalizado para
cuidarem da fluidez;
• Não permita que curiosos parem na via destinada
ao tráfego.

Sinalize no local do acidente

Ao passarem pelo acidente, todos ficam curiosos e
querem ver o que ocorreu, diminuindo a marcha ou até
parando. Para evitar isso, alguém deverá ficar sinalizando
no local do acidente, para manter o tráfego fluindo e
garantir a segurança.

Que materiais podem ser utilizados na sinalização?

Existem muitos materiais fabricados especialmente
para sinalização, mas na hora do acidente,
provavelmente, você terá apenas o triângulo de segurança à mão, já que ele é um dos itens obrigatórios
de todos os veículos. Use o seu triângulo e os dos
motoristas que estejam no local. Não se preocupe, pois
com a chegada das viaturas de socorro, eles já poderão
ser substituídos por equipamentos mais adequados e
devolvidos aos seus donos.

Outros itens que forem encontrados nas imediações
também podem ser usados, como: galhos de árvore,
cavaletes de obra, latas, pedaços de madeira, pedaços de
tecidos, plásticos etc.

À noite ou com neblina, a sinalização deve ser feita
com materiais luminosos. Lanternas, pisca-alerta e faróis
dos veículos devem sempre ser utilizados.

O importante é lembrar que tudo o que for usado para
sinalização deve ser de fácil visualização e não pode
oferecer risco, transformando-se em verdadeiras
armadilhas para os passantes e outros motoristas.

O emprego de pessoas sinalizando é bastante
eficiente, porém é sempre arriscado. Ao se colocar
pessoas na sinalização, é necessário tomar alguns
cuidados:

• Suas roupas devem ser coloridas e contrastar com o
terreno;
• As pessoas devem ficar na lateral da pista sempre de
frente para o fluxo dos veículos;
• Devem ficar o tempo todo agitando um pano colorido
para alertar os motoristas;
• Prestar muita atenção e estar sempre preparado
para o caso de surgir algum veículo desgovernado;
• As pessoas nunca devem ficar logo depois de uma
curva ou em outro local perigoso. Elas têm que ser vistas,
de longe, pelos motoristas.

Onde deve ficar o início da sinalização?

Como você já viu, a sinalização deve ser iniciada para
ser visível pelos motoristas de outros veículos antes que
eles vejam o acidente.

Não adianta falar em metros, é melhor falar em
passos, que podem ser medidos em qualquer situação.
Cada passo bem longo (ou largo) de um adulto
corresponde a aproximadamente um metro.

As distâncias para o início da sinalização são
calculadas com base no espaço necessário para o
veículo parar após iniciar a frenagem, mais o tempo de
reação do motorista. Assim, quanto maior a velocidade,
maior deverá ser a distância para iniciar a sinalização. Na
prática, a recomendação é seguir a tabela abaixo, onde o
número de passos longos corresponde à velocidade
máxima permitida no local.

dados por um adulto. Se não puder, peça a outra pessoa
para medir a distância.

Como se vê na tabela, existem casos, onde as
distâncias deverão ser dobradas, como à noite, com
chuva, neblina, fumaça.

À noite, além de aumentar a distância, a sinalização
deverá ser feita com materiais luminosos.

Existem ainda outros casos que comprometem a
visibilidade do acidente, como Curvas e Lombadas. Veja
como proceder nestes casos:

Curvas e Lombadas

Quando você estiver contando os passos e encontrar
uma curva, pare a contagem. Caminhe até o final da curva
e então recomece a contar a partir do zero. Faça a mesma
coisa quando o acidente ocorrer no topo de uma
elevação, sem visibilidade para os veículos que estão
subindo.

Como identificar Riscos para garantir
mais segurança?

O maior objetivo desta cartilha é dar orientações para
que, numa situação de acidente, você possa tomar
providências que:

1. Evitem agravamento do acidente, com novas colisões,
atropelamentos ou incêndios;
2. Garantam que as vítimas não terão suas lesões
agravadas por uma demora no socorro ou uma remoção
mal feita.

Sempre, além das providências já vistas (como
acionar o socorro, sinalizar o acidente e assumir o
controle da situação), você deve também observar os
itens complementares de segurança, tendo em mente as
seguintes questões:

• Eu estou seguro?
• Minha família e os passageiros de meu veículo estão
seguros?
• As vítimas estão seguras?
• Outras pessoas podem se ferir?
• O acidente pode tomar maiores proporções?

Para isso, é preciso evitar os riscos que surgem em
cada acidente, agindo rapidamente para evitá-los

É só acontecer um acidente que podem ocorrer várias
situações de risco. As principais são:

• Novas colisões;
• Atropelamentos;
• Incêndio;
• Explosão;
• Cabos de eletricidade;
• Óleo e obstáculos na pista;
• Vazamento de produtos perigosos;
• Doenças infecto-contagiosas.

Novas Colisões

Você já viu como sinalizar adequadamente o local
do acidente. Seguindo as instruções fica bem
reduzida a possibilidade de novas colisões. Porém,
imprevistos acontecem. Por isso, nunca é demais usar
simultaneamente mais de um procedimento, aumentando
ainda mais a segurança.

Atropelamentos

Adote as mesmas providências empregadas para
evitar novas colisões. Mantenha o fluxo de veículos na
pista livre. Oriente para que curiosos não parem na área
de fluxo e que pedestres não fiquem caminhando pela via.

Isole o local do acidente e evite a presença de curiosos.
Faça isso, sempre solicitando auxílio e distribuindo
tarefas entre as pessoas que querem ajudar, mesmo que
precisem ser orientadas para isso.
Incêndio
Sempre existe o risco de incêndio. E, ele aumenta
bastante quando ocorre vazamento de combustível.
Nesses casos é importante adotar os seguintes
procedimentos:

• Afaste os curiosos;
• Se for fácil e seguro, desligue o motor do veículo
acidentado;
• Oriente para que não fumem no local;
• Pegue o extintor de seu veículo e deixe-o, pronto
para uso, a uma distância segura do local de risco;
• Se houver risco elevado de incêndio e,
principalmente com vítimas presas nas ferragens, peça
a outros motoristas que façam o mesmo com seus
extintores, até a chegada do socorro.

Há dois tipos de extintor para uso em veículo: o do tipo
BC, destinado a apagar fogo em combustível e em
sistemas elétricos, e o do tipo ABC, que também apaga o
fogo em componentes de tapeçaria, painéis, bancos e
carroçaria. O extintor tipo BC deverá ser substituído pelo
tipo ABC, a partir de 2005, assim que expirar a validade do
cilindro (Resolução 157 Contran). Verifique o tipo do
extintor e a validade do cilindro. Saiba sempre onde ele
está em seu veículo. Normalmente, seu lugar é próximo
ao motorista para facilitar a utilização. Dependendo do
veículo, ele pode estar fixado no banco sob as pernas do
motorista, na lateral próximo aos pedais, na lateral do
banco ou sob o painel do lado do passageiro. Localize o
seu e assinale sua posição no espaço reservado no final
desta cartilha. Verifique também, como é que se faz para
tirá-lo de sua posição, não deixe para ver isso numa
emergência.

Nunca um extintor deve ser guardado no porta-malas
ou em outro lugar, de difícil acesso. Mantenha sempre seu
extintor carregado e com a pressão adequada. Troque a
carga conforme a regulamentação de trânsito e também,
sempre que o ponteiro do medidor de pressão estiver na
área vermelha.

Para usar seu extintor, siga as instruções:

• Mantenha o extintor em pé, na posição vertical;
• Quebre o lacre e acione o gatilho;
• Dirija o jato para a base das chamas e não para o
meio do fogo;
• Faça movimentos em forma de leque, cobrindo toda
a área em chamas;
• Não jogue o conteúdo aos poucos. Para um melhor
resultado, empregue grandes quantidades de produto, se
possível com o uso de vários extintores ao mesmo tempo.

Explosão

Se o acidente envolver algum caminhão de
combustível, gás, ou outro material inflamável, que esteja
vazando ou já em chamas, a via deve ser totalmente
interditada, conforme as distâncias recomendadas e todo
o local evacuado.

Cabos de eletricidade

Nas colisões com postes é muito comum que cabos
elétricos se rompam e, fiquem energizados, na pista ou
mesmo sobre os veículos. Alguns desses cabos são de
alta voltagem, e podem causar mortes. Jamais tenha
contato com esses cabos, mesmo que ache que eles não
estão energizados.

No interior dos veículos, as pessoas estão seguras,
desde que os pneus estejam intactos e não haja nenhum
contato com o chão. Se o cabo estiver sobre o veículo,
elas podem ser eletrocutadas ao tocar o solo. Isso já não
ocorre se permanecerem no seu interior, pois o mesmo
está isolado pelos pneus.

Outro risco é do cabo chicotear próximo a um vazamento
de combustível, pois a faísca produzida poderá causar um
incêndio.

FONTE: http://www.detran.pe.gov.br/download/primeiros_socorros.pdf
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ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Caiçara por opção, itanhaense de coração. O que você precisa para ser feliz?

Quem sou eu

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

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