VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sábado, 9 de junho de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE: QUASE METADE DOS BRASILEIROS ESTÁ ACIMA DO PESO

Pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde mostra que 48,5% da população brasileira está acima do peso ideal. Segundo o estudo, o percentual de gordos em 2006 era de 42,7%. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

O levantamento revela ainda que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens (52,6%) está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso. 

Ainda segundo a pesquisa, o excesso de peso entre homens começa cedo: entre os que têm entre 18 e 24 anos, 29,4% já estão acima do peso. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, 55% da população masculina apresenta excesso de peso. A porcentagem sobre para 63% na faixa etária entre 34 e 25 anos.

Já entre mulheres jovens (até 24 anos), 25,4% apresentam sobrepeso. A proporção aumenta para 39,9% entre 25 e 34 anos, e mais que dobra entre brasileiras de 45 a 54 anos (55,9).

APRENDA A CUIDAR MELHOR DOS SEUS IDOSOS

Centro de Referência do Idoso, na zona norte da capital, tem curso gratuito
Quem tem sob sua responsabilidade um idoso que requer cuidados terá a oportunidade a aprender a desenvolver essa tarefa com mais qualidade em curso a ser realizado pelo Centro de Referência do Idoso de Santana (CRI-Norte).

Nos sete encontros do curso, equipe multiprofissional abordará tópicos como: o cuidar com qualidade, prevenção de quedas, doenças mais comuns na velhice, aspectos sociais do envelhecimento, alimentação saudável para idosos dependentes, orientações sobre higiene e administração de medicamentos, estratégias para estimular a memória, como lidar com alterações de comportamento e com dificuldades de comunicação e engasgo, cuidados com o paciente de demência e situações de riscos de vida para idosos.

IAMSPE COMEMORA DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO A DOENÇAS ALÉRGICAS E DIA MUNDIAL DE COMBATE À ASMA

Campanha promove palestras e atividades educativas
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove dia 4 de maio uma série de atividades para comemorar o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e o Dia Mundial de Combate à Asma.
A programação do evento, organizado pelo Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), inclui palestras sobre prevenção de doenças alérgicas, esclarecimentos sobre rinite e vacinas contra alergias.
O evento também oferece atividades educativas e recreativas - como escultura de balões, pintura e maquiagem - para crianças. Um plantão médico esclarece dúvidas dos interessados.
Sob a coordenação dos médicos João Ferreira de Mello e Wilson Tartuce Aun, as atividades são realizadas no saguão do 4º andar do ambulatório do HSPE, em São Paulo, parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) – Regional de São Paulo.

CAMPANHA PARA INCENTIVAR LAVAGEM DAS MÃOS CONTINUA

Funcionários e pacientes do Emílio Ribas estão envolvidos na ação especial
Você sabe lavar as mãos corretamente? Ou melhor, você tem consciência da importância desse ato de higiene para evitar doenças e contaminações? O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, pegou carona no Dia Mundial de Lavagem de Mãos, celebrado em 5 de maio, e desenvolveu ações educativas visando a conscientização para esse hábito tão simples e corriqueiro.  
Desde o dia 25 de abril, o hospital está com uma programação especial que se estende até sábado, 5 de maio. As ações educativas são voltadas aos profissionais de saúde e pacientes e focam a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças. Por meio de folhetos, o público alvo é orientado a aplicar o sabonete com as mãos molhadas, ensaboar as palmas esfregando uma contra a outra e não esquecer de lavar o dorso. 

EMÍLIO RIBAS ALERTA PARA O RISCO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DURANTE O OUTONO

Gripes, resfriados e alergias são comuns nesta época do ano

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, na capital paulista, faz um alerta para o risco de gripes, alergias e resfriados durante o outono.

O aumento da poluição, a estiagem e as diversas alterações de temperatura durante o dia e aglomerações em lugares fechados colaboram para que o organismo seja vítima de vírus, inflamações e alergias comuns nesta época. O importante é estar atento aos sintomas e procurar ajuda profissional para tratar a patologia da maneira correta.

Segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, do Emílio Ribas, apesar de apresentar sintomas semelhantes, o resfriado e a gripe são provocados por vírus distintos e devem receber atenções diferentes.

CRESCEM OS CASOS DE HEPATITE C EM IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS, DIZ SAÚDE

Doença pode ficar encubada por décadas até surgirem os sintomas. Diagnóstico pode ser feito no SUS com um exame de sangue.
 O Ministério da Saúde alerta para o aumento do diagnóstico de hepatite C entre os idosos. No estado de São Paulo, esse é o tipo mais comum da doença, que pode demorar décadas para se manifestar.
 De acordo com um levantamento feito pelo ministério, em 1999, foram registrados 7 casos de hepatite C para cada 100 mil habitantes em pessoas acima de 60 anos. Já em 2010, foram 1.644 casos.
 Na maioria dos casos, a pessoa  contaminada pelo vírus só descobre quando a doença já estava em um estágio mais avançado, o que dificulta o tratamento. “As pessoas contraíram a doença há 20, 30 anos quando não havia todo esse cuidado com relação à higiene, em salões de beleza, uso de seringas, e agora a doença aparece.
 Normalmente ela complica com cirrose hepática ou como câncer de fígado”, disse o médico da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rodolpho Telarolli.

DIETAS DA MODA NÃO FUNCIONAM PARA PERDER PESO

Estudo feito com mais de 4.000 pessoas provou que a melhor forma de emagrecer ainda é a combinação entre exercícios e boa alimentação
 Emagrecimento: dietas populares e abuso de produtos 'diet' não adiantam, aponta estudo feito com mais de 4.000 obesos (Thinkstock)
 Praticar atividade física, comer pouca gordura e participar de programas de emagrecimento são as melhores maneiras de se perder peso. Dietas da moda, por outro lado, de nada adiantam.
 Se restava alguma dúvida quanto a isso, uma pesquisa feita com mais de 4.000 pessoas e publicada nesta terça-feira no periódico American Journal of Preventive Medicine pôs um ponto final na questão. O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard e do Centro Médico Beth Israel Deacones, hospital ligado à universidade, nos Estados Unidos.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Caiçara por opção, itanhaense de coração. O que você precisa para ser feliz?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog