VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PARTE VII - CLASSES DE INCÊNDIOS

BRIGADA DE INCÊNDIO E SOCORRISMO
“COM FOGO NÃO SE BRINCA”
MÓDULO I – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
PARTE VII - CLASSES DE INCÊNDIOS


Para facilitar os estudos de prevenção e combate a incêndios, convencionou-se adotar uma classificação, em cinco tipos distintos: A, B, C, D e E.


CLASSE A
Abrange em geral todos os combustíveis sólidos comuns que ao se queimarem na superfície e profundidade deixam resíduos ao final do processo de queima. Exemplos: madeira, papel, tecidos, espuma, borracha, etc.


CLASSE B
Abrange todos os materiais combustíveis líquidos e os gases inflamáveis. Queimam somente na superfície e não deixam resíduos. Exemplos: gasolina, diesel, graxa, álcool, querosene, GLP, acetileno, gás natural, etc.



CLASSE C
É caracterizada pela presença de energia elétrica e oferece grande risco quando de sua extinção, cujo procedimento deverá ser feito somente com agentes extintores não condutores de eletricidade. Exemplos: painéis elétricos, computadores, televisores, geradores, centrais telefônicas, transformadores, cabines de alta tensão, etc.


CLASSE D
Ocorre em metais pirofóricos (metais que na sua composição molecular já existe a presença de oxigênio, dependendo apenas de temperatura para que haja fogo) e necessitam de agentes extintores especiais na extinção. Exemplos: magnésio, alumínio em pó, zinco, zircônio, sódio, potássio, etc.


CLASSE E
Consideram-se incêndios de classe E aqueles que acontecem em locais onde existam materiais radioativos (césio, urânio enriquecido, etc.), tais como indústrias, hospitais, centros radiológicos, etc. Nesta classe de incêndio, caso não haja vítimas, orienta-se isolar a área (em um raio de 300 metros, se possível) e acionar pessoas especializadas no trato com materiais radioativos, pois possuem vestimentas e equipamentos de proteção próprios para este tipo de atuação, além de medidores de nível de vazamento de radioatividade (CNEM - Comissão Nacional de Energia Nuclear). 

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Caiçara por opção, itanhaense de coração. O que você precisa para ser feliz?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog