VEM PRO GOOGLE

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

PLANOS DE SAÚDE PENALIZADOS PELA COBRANÇA DE TAXA DE DISPONIBILIDADE MÉDICA

A Justiça de Birigui (SP) decidiu multar os planos de saúde que cobrarem pela taxa de disponibilidade médica. O pedido veio do Ministério Público da cidade depois de gestantes reclamarem que os obstetras que faziam o pré-natal cobram essa taxa para também fazerem o parto delas.
A advogada Keilla Dias Takahashi ficou grávida no ano passado e ao saber que a terceira filha estava para chegar procurou o médico de um convênio para fazer o pré-natal e o...parto da criança. O profissional a informou que seria necessário pagar uma taxa para que o mesmo médico do pré-natal estivesse disponível no dia do parto. “O plano me cobraria uma taxa de R$ 1,9 mil. Caso não fosse pago, o parto seria feito com o médico que estivesse de plantão”, lembra.

A advogada estranhou a cobrança, já que o serviço deveria estar incluso no plano de saúde, e levou o caso à Justiça, além de ter feito uma representação no Ministério Público. “Isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, fui atrás e fiz a representação junto ao Ministério Público, já que essa situação fere a todos os conveniados”, afirma.
O Ministério Público instaurou um inquérito civil e firmou um Termo de Ajustamento de Conduta entre os hospitais particulares de Birigui para que as operadoras parassem imediatamente com a cobrança dessa taxa e exigiu a devolução do dinheiro das consumidoras.
O promotor Maurício Carlos Fagnani explica que por lei a gestante que paga convênio já tem garantida a assistência no pré-natal e no trabalho de parto, seja ele normal ou cesareano. Isso porque os serviços estão inclusos no plano de saúde.

De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta, os hospitais particulares de Birigui que cobrarem essa taxa de disponibilidade serão multados. “As operadoras se comprometeram a pagar uma multa no valor de R$ 2,5 mil por infração do Termo de Ajustamento de Conduta. Após a assinatura das operadoras, que foi homologada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, a lei passou a valer oficialmente”, diz o promotor.
Em Birigui, dois hospitais particulares oferecem planos de saúde. O promotor lembra ainda que a Agência Nacional de Saúde (ANS) considera ilegal que os médicos cobrem para ficarem disponíveis no dia do trabalho de parto e pede para que as pacientes fiquem atentas.
“Se a paciente realmente quiser fazer o parto com esse médico ela precisa pedir o recibo e depois ela pode cobrar o valor da operadora”, explica o promotor.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, a cobrança da taxa é proibida. Por lei, os planos de saúde são obrigados a cobrir os custos do pré-natal, trabalho de parto e parto e qualquer cobrança indevida deve ser denunciada. Já a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo disse que não considera a cobrança ilegal, desde que a gestante seja avisada antes do pré-natal e concorde com o valor.
A Unimed de Birigui diz que está respeitando as exigências feitas no Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público. Disse ainda que todos os médicos que atendem pelo convênio foram informados sobre a decisão. O plano de saúde Santa Casa Clínicas disse que desde o acordo oficializado não recebeu nenhuma reclamação sobre a cobrança e que tem informado aos usuários sobre a proibição.
Fonte: Site G1
Respeite o direito autoral.
Gostou? Há mais postagens neste blog que talvez interesse a você. Faça uma visita. É só acessar:
e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Postar um comentário

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Caiçara por opção, itanhaense de coração. O que você precisa para ser feliz?

Quem sou eu

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog