VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

domingo, 27 de maio de 2012

PARTE I – INTRODUÇÃO: COM FOGO NÃO SE BRINCA! POR QUE FORMAR E TREINAR BRIGADAS DE INCÊNDIOS?

BRIGADA DE INCÊNDIO E SOCORRISMO
“COM FOGO NÃO SE BRINCA”
MÓDULO I – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
Parte I – INTRODUÇÃO: COM FOGO NÃO SE BRINCA! POR QUE FORMAR E TREINAR BRIGADAS DE INCÊNDIOS?
Porque...
As Brigadas de Incêndios são constituídas por equipes de profissionais com funções específicas de prontidão (os chamados Bombeiros Profissionais Civis) ou ainda formadas voluntariamente por trabalhadores de diversas áreas das empresas (chamados Brigadistas).
A função principal desses grupos é de estarem em plenas condições de conhecimentos teórico e prático para o combate, extinguindo de imediato qualquer indício de incêndio.
Por estarem no próprio local de trabalho e conhecerem suas áreas de riscos, sua ação é vital nos primeiros cinco minutos do combate e extinção do fogo, antecedendo a ação do Corpo de Bombeiros (se houver necessidade).
A eficácia esses grupos tem sido a salvação de empresas comerciais, industriais, hospitalares, condomínios residenciais e outros, preservando vidas e patrimônios.
Lamentavelmente, a prevenção de incêndios no Brasil só veio à tona, principalmente, após os incêndios nos Edifícios Andraus e Joelma, com grande quantidade de óbitos, que geraram manchetes, com toda a imprensa e autoridades, afirmando “o que deveria ser feito... e o que não foi feito... etc”, caindo logo após no esquecimento ou sendo encoberta por algum escândalo ou outra catástrofe maior.
Sobre os cinco primeiros minutos: são definitivos para o êxito de um salvamento.
Na Europa e Estados Unidos, o trabalho dos brigadistas é levado à sério, tanto nas escolas como nas empresas e órgãos governamentais, de maneira que, frequentemente, existe o treinamento em uma situação fictícia, com todos – repito: todos – participando efetiva e seriamente. Assim, aprendem como se comportar, evitando desastres maiores, em uma situação de perigo real.

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Caiçara por opção, itanhaense de coração. O que você precisa para ser feliz?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog